Whey Protein e Acne
Mesmo sendo consideravelmente saudável, será que existe algum malefício no uso desse suplemento para nossa pele?

O Whey Protein é o suplemento queridinho de todo mundo que opta pelo estilo de vida saudável ou se matricula na musculação, principalmente com o objetivo de ganho de massa magra.
Aliás, sabe de onde vem o nome "Whey"? A palavra "whey" significa "soro do leite" em inglês, e isso já nos diz tudo sobre a fonte desse suplemento. O "Whey Protein" é derivado da proteína do soro do leite, que é extraída durante o processo de fabricação dos laticínios e, além disso, é considerada de alto valor biológico.
Ou seja, nosso corpo consegue assimilar essa fonte proteica.
Quais são os benefícios do Whey Protein?
-
É uma fonte de proteína prática e rápida para todo mundo que está na correria do cotidiano e precisa consumir, de forma regular, o aporte adequado desse macronutriente (mínimo de 1,0g/kg).
-
Ao consumir de forma adequada e associar à musculação, boa ingestão de água e sono regulado, podemos atingir a melhora da composição corporal.
Ou seja, diminuir a porcentagem de gordura e aumentar a porcentagem de massa magra.
Mesmo sendo consideravelmente saudável e amplamente ingerido, a pergunta que fica é: será que existe algum malefício no uso desse suplemento, pensando na nossa pele?
Será que o Whey Protein pode causar acne?
Infelizmente, sim, a ciência traz evidências da correlação do consumo de Whey Protein com o aumento de acne em pacientes com predisposição genética.
A simples ingestão do whey protein pode desencadear o surgimento de cravos e espinhas, principalmente devido ao aumento dos fatores de crescimento semelhantes à insulina, que estimulam a produção de sebo.
O consumo de laticínios eleva os níveis de glicose no sangue, levando a produção de insulina (IGF-1) no corpo, o que se acredita estar associado ao aumento de massa muscular quanto ao desenvolvimento da acne.
Além disso, o leite, apesar de ter um índice glicêmico baixo, pode promover a liberação de alguns hormônios, como progesterona, estrogênio, precursores de hormônios androgênicos e da di-hidro-testosterona (DHT), que tem uma ação comedogênica na pele.
Mas como esses hormônios provocam o aparecimento de acne
De acordo com estudos científicos (deixo as referências no final!) - essas substâncias presentes no leite podem resultar em uma produção excessiva de sebo através de alguns mecanismos. Por exemplo: os lácteos aumentam significativamente a concentração de IGF-1 que estimulam a glândula sebácea a produzir o sebo, o que leva a queratinização anormal e aumento da proliferação bacteriana, contribuindo, assim, para o surgimento da acne.
O IGF-1 também aumenta os receptores androgênicos e a produção de testosterona e diidrotestosterona (DHT), o que leva a uma maior atividade androgênica e à estimulação do crescimento das células foliculares, que se descamam e acumulam dentro do folículo ("poro") e, consequentemente, à ocorrência de acne.
[Uma pausa nesse conteúdo técnico para ter a certeza que você está entendendo:
Você sabia que o surgimento de toda e qualquer lesão de acne começa pela obstrução (entupimento) dos "poros" (folículo) - "entupimento" esse que identificamos como "cravo"?]
Além disso, o leite e os produtos lácteos contêm derivados de hormônios sexuais, como estrogênio, progesterona, andrógeno, androstenediona, diidrotestosterona (DHT), sulfato de desidroepiandrosterona e esteróides que têm ação comedogênica, ou seja, favorecem o aparecimento da acne.
Mesmo quem não tem tendência à acne pode sentir esses efeitos
Pode até acontecer alguns casos com pessoas que não tenham tanta tendência à acne, mas isso acontece principalmente com pessoas que têm a predisposição genética para a acne.
Mas como saber se o Whey Protein está te causando acne?
Se você está na dúvida se o Whey protein pode ser o gatilho que tem estimulado o surgimento de acne na sua pele, tente observar a correlação entre o aparecimento dos cravos e espinhas na sua pele.
Você já costumava observar o aparecimento de cravos e espinhas nessa região, ou é algo novo? Esse aparecimento começou antes ou depois da suplementação?
Isso ajudará o profissional nutricionista na orientação sobre qual o melhor suplemento para incluir no seu cotidiano. Se for possível fazer essa correlação com o aparecimento de espinhas e cravos, o melhor será buscar outras alternativas de suplementação para ganho de massa muscular.
Quais as alternativas ao Whey Protein?
Atualmente temos como alternativa o Beef Protein, suplemento de proteína à base de proteína da carne, ou incluir mais fontes alimentares no seu dia.
Por exemplo: lanche com proteína na parte da tarde, uma porção a mais de ovos pela manhã, um jantar com uma quantia mais caprichada de carne. Nesse aspecto é importantíssimo citar que o acompanhamento nutricional se faz fundamental já que, se a proteína for consumida em excesso, ela se transformará em reserva de gordura em nosso corpo.
Você consome whey protein e está desconfiando que ele está favorecendo o surgimento de espinhas?
Conta para a gente nos comentários! Se tiver outras dúvidas sobre pele e nutrição, também comenta que eu trago nos próximos posts e esclareço o máximo possível das dúvidas.
Conte com a gente nessa jornada por uma alimentação saudável, que seja sua maior aliada para a alcançar uma pele cada vez mais bonita e saudável.
Referência:
Acne Vulgaris and Intake of Selected Dietary Nutrients—A Summary of Information - https://www.mdpi.com/2227-9032/9/6/668
Aghasi M, Golzarand M, Shab-Bidar S, Aminianfar A, Omidian M, Taheri F. Dairy intake and acne development: A meta-analysis of observational studies. Clin Nutr. 2019 Jun;38(3):1067-1075. doi: 10.1016/j.clnu.2018.04.015. Epub 2018 May 8. PMID: 29778512.
Tags:

Paula Milani
Farmacêutica pela Unicamp, nutricionista e, atualmente, estudante de Medicina pela Faceres em São José do Rio Preto. Falo sobre alimentação, saúde e amo receitas práticas e saudáveis para o dia a dia lá no Instagram @milanipaula. Apaixonada por livros e cafés. Sua última dieta começa aqui comigo.
2 comentários
Olá @Alessandro, sim!
Mesmo com o whey isolado pode ocasionar o agravamento de quadros de acne. O ideal é substituir por proteína de origem vegetal ou proteínas oriundas de carne animal como o beef protein, e não deixar de comunicar o nutricionista e dermatologista que o acompanham ;-)
Muito obrigada pela pergunta!
Mesmo se eu comprar whey isolado ainda pode dar espinha?